Arroz e feijão, pode ou não pode lavar?



Crescemos vendo nossas mães lavarem o arroz e o feijão antes de cozinharem esse alimentos e copiamos essa prática naturalmente.

Pesquisando mais a fundo, veja o que eu descobri:



DEVO LAVAR O ARROZ?


Segundo um artigo publicado pelo engenheiro químico, pesquisador e assessor técnico do Instituto Riograndense do ArrozGilberto Wageck Amato, não é recomendável lavar o arroz branco, pois ele perde nutrientes e oferecerá uma refeição defasada, podendo comprometer nossa saúde.
Observe o quadro abaixo e veja o quanto perdemos de nutrientes ao lavarmos o arroz:


Esses nutrientes são muito importantes para uma alimentação saudável, sua diminuição pode, em longo prazo, trazer consequências negativas como câimbras e aumento da pressão arterial, o que eleva o risco de derrame, fraqueza, inflamações e outros.

E o arroz parboilizado, devo lavar?
Gilberto afirmou (entrevista dada ao Canal SOSsolteiros) que no processo de parboilização, a concentração de minerais tende a aumentar, segundo uma análise sobre a concentração de minerais dos grãos de arroz, o que faz desse tipo de arroz ser indicado para incrementar refeições escassas de minerais.
Por associação, acredita-se que ao lavar o arroz parboilizado, devido a quantidade de minerais presentes neste grão ser superior ao arroz branco polido, sua perda de minerais é relativamente menor.
Mas e o arroz integral?
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre vários tipos de arroz – incluindo o arroz integral – e divulgado na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), não é necessário realizar lavagam do arroz “como uma obrigatoriedade”.
Pois, assim como Amato, os pesquisadores da UFSC chegaram no mesmo resultado, concluindo que o alimento sofre perdas notáveis de nutrientes por meio da água descartada. E ainda indicam adquirir grãos que possuam a frase “não é preciso lavar” em sua embalagem.

DEVO LAVAR O FEIJÃO?

O feijão não somente DEVE ser lavado, como também deve ser colocado de MOLHO por 24h, e por que? 

Gente, nunca comprei um pacote de feijão que viesse limpo, sempre tem pedrinha, pedaço de outros tipos de feijão e até outros grãos (já achei milho no meio do feijão rs).

Você deve lavar o feijão e deixá-lo de molho, principalmente, para evitar os gases e as cólicas intestinais, inclusive em bebês, gestantes e mamães que amamentam vão perceber a diferença!

O feijão causa gases porque ele possui carboidratos como oligossacarídeos e fitatos (composto que está naturalmente presente nas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico) que não são devidamente digeridos no corpo humano devido à falta de enzimas específicas para digeri-los. Assim o feijão fermenta no sistema digestivo devido à ação de bactérias intestinais provocando gases.

O ideal é "catar" o feijão para eliminar pedrinhas e grãos mais feios, lavar bem todos os grãos em água corrente, então colocar em uma vasilha e cobrir com água. Mantenha os grãos sembre submersos, acrescente mais água quando for necessário.

Após 24h descarte a água. Você vai perceber que se formou uma espuma na água, era isso que iria acontecer em seu intestino se o feijão não tivesse ficado de molho. Lave bem em água corrente e cozinhe em panela de pressão com 3 xícaras de água para cada xícara de feijão.



Se for congelar, não tempere. Ao descongelar na temperatura ambiente, o feijão estará com aspecto fresquinho, como se tivesse sido cozido naquele dia.

Confesso que não tinha o hábito de deixar o feijão de molho até recentemente, por isso resolvi compartilhar essa dica com vocês!

Bjs

7 comentários:

  1. Ufa pensei que fazia errado mas não tanto no arroz como no feijão estou fazendo certinho!

    ResponderExcluir
  2. O arroz eu não lavo, minha mãe ja tinha dado a dica, mas o feijão eu deixo de molho sim.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que interessante! Eu lavo os dois aqui em casa!

    ResponderExcluir
  4. Ótimos esclarecimentos, eu já não lavo mesmo o arroz e claro que coloco de molho o feijão e quando está muito sujo eu acrescento uma colher de vinagre branco que ajuda a clarear os grãos. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth
    Adorei o post
    Gosto muito destas dicas
    Não lavo o arroz, mas minha mãe lavava...
    O Feijão eu lavo, mas só deixo de molho um tempo, agora farei diferente
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  6. Eu leio a embalagem do arroz pra ver se é recomendado lavar, mas o feijão, molho sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. Tinha visto essa dica num programa de TV e nunca esqueci! Muito boa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...