O desenvolvimento motor no primeiro ano de vida do bebê


Quando chegamos da maternidade e olhamos aquele bebê tão pequeno e indefeso, nem imaginamos o quanto ele vai mudar nos próximos meses, quantas coisas ele irá aprender e como o tempo passará rápido, rápido não, voando!

Cada pequeno geste que o bebê aprende deve ser comemorado e encorajado. Ter os pais presentes estimulando o despertar sensorial e os progressos do filho, dará a ele motivação e confiança para avançar.

Com apenas 11 dias de vida♥




1º mês: o bebê não enxerga muito bem, não consegue ver formas, apenas vultos. Para captar a atenção dele, é necessário aproximar bem o objeto do rosto dele, mexendo suavemente, se fizer algum barulho, melhor ainda. Aos poucos o bebê vai seguindo o objeto com os olhos, é um ótimo exercício. Ao final do 1º mês de vida ele será capaz de sorrir quando se sentir bem.

Com quase 2 meses 


2º mês: deixe o bebê de barriga para baixo para que ele exercite o pescoço e os movimentos com a cabeça fiquem mais firmes. A sucção é o movimento que o bebê faz com precisão, nessa fase ele pode descobrir as mãos e chupá-las alegremente. Brinquedos coloridos podem ser deixados próximos a ele, o bebê ficará observando atentamente. Se as cólicas aparecerem, seu bebê irá se contrair e se esticar, chorando e fazendo caretas. Essa fase difícil acaba aos três meses, mas parece durar uma eternidade :( Aqui funcionou bem os banhos quentes no ofurô e muita massagem. Pesquise mais sobre a shantala para bebês.



Aos 3 meses já adorava conversar

3º mês: ao pegar o bebê no colo ele já consegue ficar com as costas eretas, sempre o segure colocando uma das mãos em suas costas, eles ainda não tem pleno controle e um espasmo pode ser perigoso. As mãos são o brinquedo favorito, se der algo na mão dele, ele vai observar e largar. Pode acontecer dele bater o brinquedo no rosto então, dê algo bem macio. Móbiles conseguem prender a atenção deles por alguns minutos, eles se esticam para alcançar os objetos, aproveite pra ir ao banheiro rs.

Último clique antes de tombar rs




4º mês: o bebê se apoia nos cotovelos e tenta pegar objetos que estejam próximos a ele, aproveite para estimulá-lo a se deslocar. O pescoço está firme e ele consegue acompanhar movimentos. As conversas dele estarão cada vez mais apuradas, você observará gritinhos de alegria e belas gargalhadas. Talvez seu bebê já tenha conseguido se virar, mas se ainda não conseguir, não se preocupe, cada um tem o seu tempo.



Dentinhos querendo nascer




5º mês: as conversas estão mais longas e o bebê exige mais da sua atenção. Brincar com fantoches vai deixá-lo maravilhado e ele vai tentar agarrá-los. O impulso de pegar tudo que passar na frente dele é grande, cuidado com os óculos rs. Se deixá-lo sentado com o apoio de almofadas ele tentará ficar firme, é um ótimo exercício para que ele fortaleça as costas e possa sentar sozinho, sem apoio. Os dentinhos devem estar incomodando bastante para nascer, tenha um mordedor que possa ser colocado na geladeira, ajuda bastante.



6º mês: aos seis meses a capacidade de rolar de um lado para o outro está incrível, principalmente na hora de trocar a fralda. Seu bebê vai começar a sentar sem apoio e também a se projetar para frente, tentando engatinhar. Já sabe pedir colo esticando os bracinhos e sempre consegue o que quer ♥. Nessa fase ele já descobriu os pés e morre de amores por eles, a chupeta pode ficar, ligeiramente, com ciúmes rs. A introdução alimentar deve estar começando e, com ela, as lambanças. Dê ao seu bebê a oportunidade de sentir a textura das frutas, de se lambuzar, de se deliciar com um brócolis, de conhecer os alimentos com as mãos. 



7º mês: seu bebê sentará com facilidade e conseguirá, de barriga para baixo, se apoiar em uma mão e pegar os brinquedos com a outra. Quando ele está animado, é capaz de dar pulinhos sentado, muitas vezes tombando para um lado, não tire as almofadas de perto, ainda. As mão já tem coordenação suficiente para agarrar objetos e passar de uma mão para outra, sem deixar cair. Muitos bebês já começam a se empurrar para a frente com os pés, mesmo arrastando a barriga no chão. Outros já engatinham. Outros ainda não conseguem sentar. Calma, tá? Dê tempo ao seu bebê, estimule mas não o pressione, ele vai conseguir!


8º mês: seu bebê senta sozinho. Deitado de costas, ele já consegue se virar, apoiar o corpo em um dos braços e se sentar. Gosta de bater as mãos na mesa, os brinquedos, a chupeta, o que tiver ao alcance. A curiosidade está à mil, tudo é brinquedo, inclusive moedas, tampa de canetas, enfim, fique de olho. Com os dentinhos nascendo ele deve estar mordendo tudo, inclusive você, tente entender rs. Deixe que ele segure a mamadeira para tomar o leite e verá como ele é capaz.



9º mês: sentado, o bebê consegue mudar de direção se empurrando com os pés. Talvez consiga ficar em pé se apoiando no sofá,nas paredes, mas tenha calma, vai demorar só mais um pouquinho para ele andar. Procure trabalhar os movimentos de "pinça fina" com ele, dê arroz, feijão, pequenos pedaços de carnes para que ele possa pegar com os dedinhos. Peça para ele pegar um brinquedo pra você, aos poucos ele irá entregar em suas mãos.






10º mês: seu bebê já deve estar engatinhando rápido como uma bala ou pode ser que ele ainda não tenha engatinhado, não se preocupe, alguns bebês podem pular essa etapa e saírem logo andando, muito em breve. De um jeito ou de outro, ele já deve estar se levantando facilmente e se agarrando nos móveis, dando os primeiros passos. Não há muito equilíbrio ainda, eles caem facilmente, o cuidado deve ser redobrado para que ele não derrube algo sobre si como uma cadeira, tábua de passar, enfim, algo em que ele se apoie e tenha pouca estabilidade. Mostre a ele tudo que está à sua volta, nomeie os objetos, fale tudo que usará na hora do banho, cada peça que irá vestir nele. Aos poucos ele estará familiarizado com as palavras e tentará repeti-las.



11º mês: seu bebê vai conseguir andar com facilidade segurando em sua mão ou se apoiando. Talvez ele consiga da um passinho para trocar de apoio e você vai jurar que ele andou rs. Usar andador, daqueles que o bebê empurra, é ótimo para ajudá-lo com a coordenação motora das pernas, dando um passo após o outro. Ele já bate palminhas quando ouve alguém cantar "parabéns pra você", é expressivo e sorri para o que gosta e para o que quer, reclama e fica bravo quando não quer alguma coisa, principalmente trocar a fralda, eles não tempo a perder, querem brincar sem parar! Pode ser que ele esteja apontando para tudo, só para que você fale o nome de determinado objeto.




12º meses: como passou rápido! Seu bebê já tem 1 aninho ♥ É provável que ele esteja andando, se não estiver, logo logo ele estará (Samuel andou com 1 ano e 24 dias). A fala está se desenvolvendo rapidamente, alguns bebês já falam como matracas, principalmente as meninas, certamente ele já saberá dizer mamãe, papai, vovó, auau, água, palavras que ele mais ouve cotidianamente, cuidado com o que fala rs. Aos poucos o bebê vai ganhando confiança e se levanta sozinho, sem apoio. Já consegue subir uma escada engatinhando com destreza, adora degraus, muito cuidado! Até os 15 meses ele estará correndo e sua coluna, mamãe, nunca mais será a mesma rs.

Posso afirmar, com certeza, que cada bebê tem seu próprio ritmo e calendário.

O que foi apresentado acima é uma média do que normalmente acontece, meu filho, por exemplo, sentou com 6 meses e começou a se levantar com 8 meses mas só andou após completar 1 ano.

E por aí, foi parecido?

Bjs

22 comentários:

  1. Tão bacana acompanhar todo esse desenvolvimento que acontece em 12 meses, né? É muito coisa!
    Eu escrevi uma poesia para cada mês do primeiro ano do meu filho. Estão todas publicadas no meu blog:
    http://somelhora.com.br/category/poesia/primeiro-ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu amo poesia, tinha um caderno lindo quando era adolescente. Vou lá olhar ♥

      Excluir
  2. Adorei o post .. Aqui começou a nadar com 11 meses .. Adoro cá da fase de desenvolvimento e suas evoluções

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  3. Amei esse desenvolvimento! Do Isaque eu não prestei muito atenção, mas o ritmo dele foi bem mais lento! Agora quero ver com Helena!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo ver o Samuel desde bem piquiticco e acompanhar as fases de seu desenvolvimento através das fotos. É super importante estar por dentro das fases de desenvolvimento do bebê para saber o que esperar, como agir, cada nova descoberta e aprendizado

    ResponderExcluir
  5. esses marcos do desenvolvimento são sempre importantes e cada criança tem seu tempo. Tirar fotos e gravar alguns vídeos curtos é bem legal. E a cada nova fase uma descoberta e muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais lindaaa <3 Tenho muita vontade de ser mãe, ainda não é o momento para mim, sou nova, estou terminando a faculdade, vou casar em breve...
    Mas é uma delícia tudo isso né? Babei nas fotos <3
    Bjuus

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o primeiro ano do bebê é realmente incrível, muitas descobertas e desenvolvimento. Meu filho andou com 11 meses e já tenho saudade dessa época linda! Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  8. Adorei, é tão lindo acompanhar o desenvolvimentos das crias, por aqui sentaram com 6 meses, e andaram com 1 ano.

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Parabéns pelo post :D
    È muito importante o desenvolvimento motor do bebê, os pais devem incentivar a criança ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Ain como eles crescem rápido né?
    Muito bom acompanhar esse desenvolvimento do bebê.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei o post.
    uma delícia quanto esta nesta fase
    Grande bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei o texto, não sou mãe ainda, mas conheço muito o estudo sobre o desenvolvimento psicomotor e de como todas essas etapas são de extrema importância para o crescimento, adaptação e aprendizagem da criança, muito legal o texto! Bjus

    ResponderExcluir
  13. Saber disso possibilita estimular mais o bebê, dentro de suas possibilidades e limitações

    ResponderExcluir
  14. Que lindo post,Que fofo,É uma fase linda dos nossos filhos <3

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o post. É muito gratificante e emocionante acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos com tranquilidade.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  16. Oi Beth
    Adorei o post e amei as fotos!
    Sim, cada um tem um ritmo e é preciso respeitá-lo.
    Minha filha andou com 11 meses, em compensação meu filho andou com 9 meses e com um ano virava cambalhotas, acredita?! O pessoal na praia parava para olhar...kkk, era um barato. Cada um no seu tempo :)
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  17. Esse primeiro ano é cheio de novas informações… Aqui nenhum andou antes de um ano…
    O Caio Henrique esta com 1ano e 1 mês e só anda apoiado.
    Adorei o texto.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Que post bacana. E como é bom acompanhar de perto cada fase ne? Lia está com um ano e quatro meses e todo dia uma nova descoberta.

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Ainda não sou mamãe,
    só ano que vem riso,
    que bom para saber isso,
    eu já vi minha sobrinha nascendo assim, agora já esta 4 anos.
    Muito amor né
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Aiiii e casa fase é tão boa, adorei os detalhes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...