Por que 8 de março é: O dia internacional da Mulher?



A verdade sobre a origem do "DIA DA MULHER"


No início de 1917 na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher entre o movimento internacional socialista.

Após 1945, a data tornou-se principalmente um feriado comemorado nos países do chamado bloco comunista. Em 1955, segundo as autoras francesas Liliane Kandel e Françoise Picq, surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em Nova York em 1857 que haviam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica, segundo diferentes versões do mito. Não há indícios de que isso tenha ocorrido e segundo as autoras, a origem desta versão ocorreu entre feministas francesas que durante a Guerra Fria buscavam uma origem à comemoração que estivesse desvinculada da história da luta socialista.

A história que você conhecia

Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício.

Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é com frequência desde a década de 1950 erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Referência:  Conquistas na luta e no luto. Ao contrário do que ressalta o imaginário feminista, o 8 de março não surgiu a partir de um incêndio nos Estados Unidos, mas foi fruto do acúmulo de mobilizações no começo do século passado. Por Maíra Kubík Mano. História viva.

O que mudou?

Atualmente, o dia Internacional da mulher é uma comemoração comercial.

As lojas fazem promoções especiais, você recebe uma rosa ou chocolate no seu local de trabalho, seu companheiro te faz um agrado.

Não se fala mais em iguais condições de trabalho e salário com os homens, nem sobre o abuso que é a mãe não poder amamentar seu filho exclusivamente por seis meses, já que a licença maternidade prevista na CLT é de apenas três meses.

Seria interessante retomar o objetivo principal do dia 8 de março: luta pelos direitos da mulher, seja na saúde, condições de trabalho, ou simplesmente, respeito, por tudo que somos e todas as funções que conseguimos desempenhar.

Muitas mulheres ainda são demitidas quando engravidam ou logo que retornam da licença maternidade.

Por menos alienação e mais ação.

Viva as mulheres!




11 comentários:

  1. Bom dia, o dia da mulher hoje é totalmente comercial, mas a luta dessas mulheres e o sacrifício delas sem dúvida nos trouxe muitos benefícios!

    Beijos e parabéns pelo seu dia Mulher!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia da mulher flor! Muito bacana saber um pouco mais a historia :D

    ResponderExcluir
  3. Gente já conquistou muita coisa mas ñ temos o respeito ne direito que nós mulheres merecemos. Em pensar que várias mulheres morreu pra tem hoje o dia pra ela é um dia de luto pra luta ainda mas . É bom relembrar a história .bjs

    ResponderExcluir
  4. oi
    Nos mulheres conquistamos muita coisas, mas infelizmente temos que continuar na luta. Falta conquistar muita coisa ainda....
    Temos que lutar pelo fim da violência, todos os dias vemos na tv noticias de mulheres agredidas ou assassinadas e não podemos mais tolerar isso...
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana podermos saber todo o contexto desta comemoração! É consciência,é um dia para lembramos a luta de muitas mulheres para chegarmos ao que chegamos hj! Ainda há muito o que fazer!

    ResponderExcluir
  6. Olá !!! Ótimo seu post !!! Com certeza, uma história que vale a pena ser conhecida e compartilhada para que as pessoas saibam os motivos da escolha desse dia. bjo

    ResponderExcluir
  7. Nossa não Sabia Que Foi Por Isso Que Se Comemora o Dia internacional da mulher más ainda Temos muitos Direito a Serem Conquistado a Começar pelo Fato De Que Mulher pode Sim Ter os mesmo Direito se é Deveres Dos Homens Xô magismo

    ResponderExcluir
  8. Eu amo o dia da Mulher, Sou super apx.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela reflexão, pouca gente entende o verdadeiro sentido e isso é muito triste. Mas, vamos continuar lutando! ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu aprendi essa história na escola, mas é sempre bom compartilhar porque muita gente ainda nem sabe...
    ótimo post, bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...