Ômega 3 na gestação: saiba mais! Parte I

A Associação Brasileira de Nutrologia lançou um consenso para padronizar as recomendações em relação ao consumo e à suplementação de DHA (ácido docosahexaenoico) durante a gestação, lactação e infância. 

O DHA (ácido docosahexaenoico) é o principal tipo de ômega-3 e traz benefícios para a saúde ao longo de toda a vida, que vão desde o desenvolvimento das estruturas do cérebro e da retina, a partir da gestação, até a prevenção do declínio cognitivo na fase adulta. 

Este nutriente pode ser obtido por meio da ingestão de peixes de águas profundas, como sardinha, salmão e atum, ou até mesmo por meio de suplementos.

A dieta materna é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo dos bebês, uma vez que é a única fonte de ácidos graxos, responsáveis pela formação do cérebro e dos olhos.

O acúmulo desse nutriente ocorre, principalmente, no último trimestre da gestação. Alguns dos benefícios dessa gordura são: prolongar gestações de alto risco, aumentar o peso do recém-nascido, comprimento e circunferência da cabeça ao nascimento, além de zelar da acuidade visual, coordenação mãos-olhos, atenção, resolução de problemas e processamento de informações.

Para a ingestão deste nutriente, recomenda-se uma suplementação de 200 mg por dia, os quais podem ser obtidos por meio da alimentação ou com suplementos de DHA. No próximo post vou explicar sobre os benefícios do DHA nos anos iniciais da infância. Espero vocês aqui na próxima semana!











Kellen Nobre, 27 anos
Mãe do Miguel
Graduanda em Medicina (último período)
Apaixonada pelo mundo materno-infantil
Instagram: @dicasdemaedeprimeira

4 comentários:

  1. Ótimas informações para as mamães!!O ômega é essencial para a nossa saúde!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação importante, vou indicar a leitura para minhas amigas que estão gravidinhas.

    ResponderExcluir
  3. Que informação bacana. Não tomei em nenhuma das duas gestações. Aliás, até hoje tomei em poucas ocasiões. Mas acho super importante por tudo que está no post.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, aqui estou tomando suplemento passado pelo meu médico

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...