Ômega 3 na lactação e infância: saiba mais! Parte II

Dando continuidade ao post da semana passada sobre a importância do ômega 3 na gestação, agora vamos falar sobre a importância dele na lactação e na infância, especialmente nos primeiros anos de vida da criança.

O leite materno é a principal fonte de nutrientes para os bebês até os 6 meses (e única fonte em bebês que apenas mamam no peito da mãe). Então, a alimentação da mãe deve ser balanceada e rica em alimentos que forneçam ômega 3, para ajudar no desenvolvimento do cérebro do bebê. Para os bebês que tomam fórmula é importante buscar uma que contenha DHA em sua composição.

O cérebro tem seu crescimento extremamente acelerado na vida fetal e também nos primeiros anos de vida e existe uma forte correlação entre nutrição adequada e desenvolvimento cognitivo e visual nas crianças.

O DHA (ômega 3) é um dos principais componentes lipídicos (gordura) que formam o sistema nervoso central (cérebro, principalmente), sendo essencial para o desenvolvimento cerebral e visual nas crianças.


A fase entre o nascimento e o final do segundo ano de vida é a mais importante nos que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento cerebral, especialmente dos lobos frontais, que são responsáveis pela capacidade de compreender e analisar situações complexas, além de estabelecer quais as alternativas de decisão, como escolha e implementação das mais adequadas. 

Os lobos frontais têm alta concentração de DHA, que é essencial para o desenvolvimento destas regiões. Este nutriente contribui com 15% do total de ácidos graxos no córtex frontal humano.

Uma alimentação balanceada e rica em bons nutrientes é importante desde a vida intra-útero da criança. 

Portanto, mamães, vamos ter uma boa alimentação desde a gravidez e na introdução alimentar dos pequenos. 

Até a próxima!








Kellen Nobre, 27 anos
Mãe do Miguel
Graduanda em Medicina (último período)
Apaixonada pelo mundo materno-infantil
Instagram: @dicasdemaedeprimeira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...