Atividade sensorial para dias quentes


Que tal fazer uma atividade sensorial bem refrescante nesse verão com seu bebê? Essa atividade é ótima para os dias quentes e pode ser feita no quintal, na varanda ou até mesmo no banheiro, se você não quiser muita bagunça pela casa.

O objetivo é bem simples: tirar as bolinhas de gelo da água usando uma peneira! Mas seu bebê precisará de bastante coordenação motora para fazer isso!

Quando fiz a primeira vez aqui em casa com o Nicolas, eu disse que as bolinhas eram peixinhos e que nós iríamos pescá-los! Ele adorou!!


Para preparar é muito fácil:
- Coloque em uma bacia gelinhos coloridos (podem ser aqueles de plástico reutilizáveis ou você pode fazer gelo usando suco de frutas)
- Cubra os gelinhos com água
- Deixe do lado uma peneira e um potinho para colocar os gelinhos
- Mostre para seu bebê como fazer
  
Deixe seu bebê bem livre para fazer a atividade como ele achar melhor, ele não precisa fazer certinho. Deixe ele explorar os gelos, colocar na boca, espalhar água para todos os lados, jogar no chão os gelinhos. Apesar de ser uma atividade direcionada, o principal objetivo aqui é que ele se divirta e aprenda brincando!

É importante fazer em um lugar que possa molhar, pra que seu bebê fique livre para brincar e para que você curta junto dele e não fique preocupada se vai molhar alguma coisa.

Depois de pescar muitos peixinhos, o Nicolas resolveu que queria entrar na bacia também! =)

Essa atividade pode ser feita com bebês a partir de 1 ano e você pode ir variando, conforme ele for crescendo.

O Nicolas agora está com 2 anos e meio e recentemente fiz essa atividade com ele usando bolinhas de gel (aquelas usadas para decorar vasos de plantas). Dei uma peneira, uma colher, um potinho e uma caneca e ele inventou um monte de coisa: fez comidinha, transferiu de um recipiente para outro, pescou as bolinhas...


Ele se divertiu muito! E no final pediu mais água para a piscininha!


Para saber mais sobre atividades sensoriais, assistam ao vídeo onde eu explico o que são essas atividades e porque são tão importantes para o desenvolvimento dos bebês:




 


Juliana Andreu, 33 anos
Mãe do Nicolas, 2 anos
Analista de Sistemas por 
formação e mamãe em
tempo integral por paixão
Instagram: @meupequenoexplorador

3 comentários:

  1. Muito legal esse tipo de atividade! As crianças adoram!!

    ResponderExcluir
  2. Que massa este tipo de atividade, apesar de minha pequena já ter 4 anos, acho que ela ainda se interessará pela atividade. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que atividade mais bacana. Estes estimulos desenvolvem muito os pequenos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...