Pipoca faz bem e muito bem!


Quem resiste ao cheiro de uma pipoquinha recém estourada?


Ai que delícia! E dá pra comer sem peso na consciência, se ela for bem preparada.

BENEFÍCIOS:

1. Por ser um cereal integral natural, está associado ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. 

2. O alimento também possui grande quantidade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência e na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade.

3. Por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer.

4. Também eleva a concentração de antioxidante, que auxiliam na prevenção do diabetes, câncer, controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico.

5. Por conter zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, previne ainda a catarata e degeneração macular.

6. É boa para a dieta pois possui o amido resistente, e esse carboidrato passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e, assim, não provoca altas repentinas nos níveis de glicose.

7. A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios. A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina – responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.

FIQUE ATENTO!

"A margarina e a manteiga não são indicadas, pois saturam mais rápido que o óleo. E quanto mais saturada, pior para nossa saúde, pois provocam aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, HDL, além de aumentar a quantidade de calorias", explica a nutricionista Paula Castilho.

O ideal é preparar a pipoca sem óleo como fazem algumas pipoqueiras que usam ar quente para estourar o milho.

A quantidade de sal e temperos prontos também deve ser controlada, já que a concentração de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras disfunções como retenção líquida e sobrecarga renal. 

A pipoca doce é mais calórica, pois contém muito açúcar.


Fonte: https://www.vix.com/pt/bdm/gourmet/pipoca-faz-bem-a-saude-nao-engorda-e-ate-previne-algumas-doencas

http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-pipoca-para-que-serve-e-propriedades/#wq1Ad99Bd4X4Oo5O.99


6 comentários:

  1. Puxa! Eu já comia muita pipoca! Agora vou comer mais ainda, sem peso na consciência!

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  2. Oi Beth, eu amei seu post.
    Estava querendo comprar uma pipoqueira sem óleo, e agora vou comprar.
    Adoro pipoca, mas não sabia o quanto era bom comendo com moderação, sem óleo e com pouco sal...
    Adoreiiiii muito saber dos benefícios. Fazer uma pipoquinha sem óleo, para um lanchinho é bom demais.
    Bjs
    Ju

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  3. Adoro pipoca e fazemos sempre em casa. Essa que a gente compra o milho e faz sacudindo a panela e sem manteiga. Adorei saber dos benefícios da pipoca.
    beijos
    Chris

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  4. Aqui adoramos pipoca, amei saber mais dos benefícios...

    Bjs Michele Gobbato

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  5. Por aqui pipoca também faz sucesso! É sempre uma delícia, né?
    Adorei o post Beth!
    Não sabia de todos estes detalhes, que bacana. Vou comer sem tanta culpa agora
    Bjks mil

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  6. Desconhecia de todos esses benefícios das pipocas,por acaso,é coisa que eu não tenho hábito em comer mas que aprecio bastante!!

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